Oi, você é foda *-*

Obrigado por acessar o 182 Wah BaLLs. Agora relaxe, goze e seja putamente feliz.

domingo, 23 de agosto de 2009

Entrevista com Tom Delonge - Traduzida




Quatro anos se passaram desde que Tom DeLonge, Mark Hoppus e Travis Barker dividiam o palco juntos, mas esse ano no Grammy Awards os membros do Blink-182 permaneceram juntos e anunciaram a volta deles. O trio, que tinha desavenças após a renúncia de DeLonge, voltaram a se falar depois do acidente de Barker. A separação se tornou uma reunião.

Naturalmente, os três se mudaram para seus projetos paralelos, o mais notável foi o Angels and Airwaves de Tom DeLonge e +44 pelo Mark Hoppus e Barker. Mas Hoppus fez umas produções para muitas bandas, Barker estava trabalhando com DJ-AM, e DeLonge estava fazendo algo como um investidor-criador na Macbeth, uma marca de sapatos, e Modlife, um site para novas bandas.

Agora, com todos seus compromissos, a banda encaixou um tempo para a nova turnê, juntamente com o Weezer e Taking Back Sunday, que rapidamente virou um best-seller em turnês na pior década da economia. Explica DeLonge.

Como tem sido a turnê? Como é a energia?

Oh, a turnê está insana. É de certa a melhor turnê de todo verão. Ainda hoje [Pittsburgh] tinham 20.000 pessoas. Noite passada, 23.000. É foda. Ninguém sabe como piadas sobre pinto ficaram tão populares. Estão chamando os cientistas da NASA para descobrirem o por quê. Mas a turnê está fantástica e a energia é demais. Estamos trocando melhor que nunca e estamos nos divertindo muito.

É um sentimento de validação? Eu sei que tem turnês que não estão indo muito bem. É como, merda, devia ter feito dois anos atrás?

Eu sei, você pensaria. Para te dar uma idéia, os promoters compraram os shows pensando em um público de 8.000 pessoas por noite. A média por show é cerca de 20.000. Ninguém imaginou não a banda, não os promoters, não o gerente, então não é para a gente algo como, porra, devíamos ter feito isso mais cedo. Nós voltamos a nos falar depois do acidente de Travis e que seria legal tocar música junto de novo. Um passo por vez, e estamos nos divertindo muito. É demais. Nós somos uma banda punk nos corações.Estávamos falando das bandas que estão juntas há 20 anos, nós nos separamos, mas estamos aí por 20 anos. É louco ver isso agora. Estamos muito muito muito felizes que tudo está dando certo. E obviamente fazendo a reunião muito agitada.

Você mencionou o acidente. Teve um momento que vocês acharam que o hiato não era a melhor coisa?

Não, não é assim. Alguns anos atrás nenhum de nós esperou que iríamos tocar juntos de novo. Eu ainda tenho o AVA e temos um lançamento para fevereiro, um filme e um álbum. Mark continua produzindo para várias bandas. Travis tem investido muitos anos em seu álbum de hip hop com DJ-AM. Nós continuamos fazendo tudo isso e faz parte de nossas vidas. Não é como a gente estivesse esperando isso acontecer. Agora basta a gente ajustar tudo. É o mais complicado (risos). É meio como um malabarismo, já que o AVA toma muitas horas da minha vida.

Já terminaram o filme e a gravação?

O filme está sendo editado agora. Com sorte, estaremos enviando em setembro, e quem sabe lançando em janeiro e esperamos estar nos cinemas IMAX em fevereiro. Mas não sabemos, temos um longo caminho para planejar isso e deixar tudo pronto. Veremos o que vai acontecer.

Pelo que me lembro, originalmente era o filme I-Empire e agora é o filme Love.

Começamos com uma idéia de fazer um documentário que estava entre um documentário e um filme de cinemas o documentário ganhou vida própria porque era tipo uma grande história. Eu estava passando por muitas coisas naquele momento pelo fato de separar do Blink-182 e usar drogas. Isso acabou tornando-se um projeto gigantesco. O documentário chamava Start The Machine . Estávamos pensando em I-Empire, esse era o objetivo. E o filme ficou muito bom. Ficou melhor do que nós imaginamos, de verdade. Ficamos apenas construindo e construindo. Agora, em algum lugar no meio do I-Empire, nós dissemos que não podíamos deixar o documentário daquele jeito, tínhamos muita coisa para fazer, e começamos a negociar para tudo ser de graça, o álbum e o filme. Estávamos em um perfeito momento de nossas carreira com a banda para fazer algo ambicioso como esse, então ficamos animados.

Eu não sei se todos os jovens entre 17 e 20 anos vão seguir seus ônibus de turnê por aí, mas todos estão seguindo você no Modlife. Você começou isso por volta de um ano atrás, certo?

Sim, Modlife nasceu por volta de um ano atrás, mas nós vínhamos construindo o site por três ou quatro anos. É uma das coisas que eu mais sinto orgulho na vida por ter criado, porque é realmente revolucionária. Nós identificamos vários caminhos que ajudariam a banda não só a crescer e a trazer dinheiro, também para fazer nosso trabalho ficar mais interessante e mais excitante para que os fãs queiram comprar. E aqui vamos nós. Nós provavelmente temos mais 20 pequenas bandas na nossa lista, mas nós acabamos de lançar White Stripes, nós acabamos de lançar Korn. Existem outras duas bandas de nível A nos nossos planos, mas não podemos falar sobre. Obviamente, Angels & Airwaves já está lá. Blink não está, até porque nós acabamos de voltar e não vamos forçar nada garganta abaixo de ninguém, você sabe. Nós criamos uma plataforma que é completamente gratuita para os artistas e protege tudo que eles têm e damos a eles uma forma de receber comentários, receber dinheiro por propagandas e por pagamento dos fãs, vender músicas, vender filmes, transmitir ao vivo, interagir e criar salas de chat, se comunicar com fãs, fazer encontros VIP, vender ingressos, é demais. E no mesmo tempo, 8 ou 10 crianças continuam voltando. O nível de lealdade e felicidade é insano. Na primeira vez, um artista pegou uma câmera e conversou com 10 mil jovens direto de Idaho. Nós estamos muito felizes. Nós estamos falando com a NASCAR e artistas country, poetas, escritores e universidades que estão afim de aumentar suas mídias. Eu acho que Modlife tem verdadeiras chances de se tornar algo grande e revolucionário. O artista termina fazendo 75% de cada dólar que ganha e ele nunca perde nada. E isso está realmente irritando as gravadoras.

Para o Blink, você já tem "Up All Night" quase pronta, mas você não tem a habilidade para controlar se vocês tocarem ao vivo, certamente estará no YouTube. Esse controle está presente no Modlife?

Um artista tem milhares de maneiras de fazer dinheiro. E uma dessa maneiras é se o seu trabalho for parar no YouTube, mas tentar organizar suas coisas vai se tornar realmente difícil. Modlife mantém tudo centralizado. Tudo que é seu fica na sua home, é quase o seu website. Quando nós fizemos a canção para o Blink, nós quase a terminamos. Mas nós percebemos que se ela fosse tocada em qualquer lugar, nós não poderíamos controlá-la. Nós queremos que as primeiras impressões da música sejam que nós nos esforçamos para gravá-la. E no fim do dia, apenas nós estávamos no estúdio de gravação, mas no estúdio você realmente pode transformar os sinais de áudio para fazer algo especial. São duas medidas diferentes, uma é criar a arte, outra é fazer a comunicação dela. Eu sempre achei que você deve comunicar e depois criar. Essa é a única razão.

Você sente que escrever a canção contribui para a criatividade da banda?

Eu acho que sim. A melhor coisa é pegar a estrada e ver o que a banda faz para outras pessoas. A canção é fodidamente doente, a propósito. Eu só grito, "It's so good! How did we fuck up? It's so good!' E não é como se nós estivéssemos envergonhados, até porque é provavelmente está no topo do top três de canções que nós já escrevemos. É ótima. Mas nós temos que estar juntos, para iniciar as idéias. Eu acho que todos nós estamos excitados com nosso retorno e o tipo de show que cada um faz mostra como nós aprendemos e como nós evoluímos como pessoas e a qual propósito servimos.

Você tem que ter um espaço diferente na sua cabeça para AvA e para Blink? Essas são suas duas metades até esse ponto?

Oh, isso é algo que eu tento explicar para as pessoas. Ambas as bandas são totalmente eu. Mas elas são tão Dr. Jekyll e Mr. Hyde (Médico e Monstro, história que representa os dois opostos de um homem). Eu leio livros de política, eu leio livros de história alternativa, eu estudo. As coisas que eu faço para me educar sobre o mundo são totalmente relevantes e é o que eu faço. Mas também existe no meio disso um eu que gosta de contar piadas idiotas e enlouquecer e agir como um imbecil com meus amigos. É como a linha e o anzol. Eu ainda gosto de piadas sujas. A coisa boa é que são realmente partes de mim. É realmente divertido ver como elas são diferentes. Angels & Airwaves, antes de um show, é uma coisa totalmente diferente. Pessoas fazendo piadas é como uma igreja com pessoas chorando, e tem lasers e é super épico. Com Blink eu faço graça com Van Halen e fico realmente bêbado e vejo o que acontece.

E isso de estar em vários projetos não te deixa irritado? Você se sente mais um empresário do que um artista em alguns momentos?

Não, porque é legal saber que eu tenho várias pessoas talentosas ao meu redor. Modlife é gerenciado por um dos caras que iniciou Guitar Hero e Rock Band. Temos aqui algumas pessoas dessas companhias. Eu sou como um visionário, uma espécie de observador das grandes oportunidades que aparecem e eu aproveito, mas eu sou realmente um músico. Isso é o que mais gasta meu tempo. Eu tenho várias reuniões na semana em que eu tento contribuir mas eu geralmente dou mais do que necessário. Angels & Airwaves toma a maior parte do meu tempo, toma quase que todo meu tempo. Mas agora que Blink acabou de voltar, nós temos uma coisa grande em nossas mãos, e estamos em turnê. Então nós vamos ver o que acontecerá depois dessa turnê e se todo mundo se recuperar, nós veremos qual será nosso próximo plano. Existem rumores sobre Europa, obviamente nós falamos sobre o novo cd, mas temos que encaixar na programação de todos, e todo mundo tem suas coisas e nenhuma dessas coisas será esquecida, e nós temos que entendê-las.

E qual a nova com Macbeth?

Bem, Macbeth está sendo ótimo. Nós temos tênis que acabamos de fazer com Green Day, Mike Dirnt do Green Day. Nós estamos realmente excitados com esse. Eu tenho essa novidade que nós estivemos trabalhando ano passado chamada The Brighton e que acabou de sair. Leva anos para as pessoas entenderem que você pode começar uma companhia de tênis baseada em música e é provavelmente uma idéia melhor do que começar uma companhia de tênis de corrida chamada Nike (risos). Mas nós realmente provamos a nós mesmos que podemos permanecer aos clássicos que nós criamos. Nós baseamos todos nossos tênis em músicos que adoramos, o nosso tipo de músicos. Do Adidas Sambas ou o Converse Chuck Taylor. Coisas que punks e músicos alternativos vêm vestindo desde sempre e é ótimo. Nós fazemos coisas para bandas como Muse e My Chemical Romance, nós fizemos coisas boas para eles. Nós temos alguns artistas com que nós trabalhamos, como Tegan & Sara, essas garotas do Canadá, as roupas delas são tão elegantes. Nós somos pequenos, quase como uma boutique, mas estamos crescendo em meio à crise, estou tão empolgado.

Tenho certeza de que você já tem um plano para daqui 18 meses, se você está consciente disso ou não, onde você se vê daqui a 5 ou 10 anos?

Meu maior medo, eu suponho, é ter duas bandas que se tornarão gigantes (risos). Eu não sei de mais ninguém que tenha isso e me amedronta porque o que eu estou tentando fazer é muito simples. Estou com 33 agora e tenho dois filhos e você olha em volta e a vida não é simplesmente uma rotina, como era nos seus 20 anos, era até fácil. Eu não estou satisfeito. Eu não sei. Em cinco anos eu honestamente vejo Angels & Airwaves como uma gigantesca banda de rock fazendo de tudo que quiser, do cinema a área tecnologia, e com várias ambições diferentes, idéias artísticas. A banda está sendo levada a esse ponto. Blink, se nós levarmos tudo a sério, nós poderemos estar em estádios. Essa idéia vem, provavelmente, por estarmos em turnê. Eu realmente acho isso. Talvez não, mas é o que parece ser o caminho pra mim. Mas tem que ser um disco bom, e tem que ser algo que em que nós realmente nos concentremos com unhas e dentes. Então, eu acho que nós próximos cinco anos, eu poderei estar fazendo essas duas coisas que são monstruosas e ao mesmo tempo são igualmente gratificantes em várias formas. Mas eu acho que outro medo que eu tenho é começar a fazer sucesso com as duas, e que eu comece a perder partes de mim para isso. Você sabe, eu decididamente não sei. Eu vou te ligar em cinco anos e te contar (risos).

Tradução feita por rafa182 e duksfts do Attitude182.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário